Paulo Henrique Souza Silva

Sociólogo(UFPA),Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas(NAEA-UFPA),Mestre em Educação, com ênfase em Investigação Educativa pela Universidad Católica Nostra Señora de la Asunción- PY e Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autonôma de Assunção (UAA).

20/09/2010



RELAÇÕES DE PODER: Conselhos Escolares, Democracia   Participativa ou Participação Burocrática?


O texto abaixo é o resumo  da Tese de Mestrado em Educação com ênfase em Investigação Educativa, entitulada: RELAÇÕES DE PODER: Conselhos Escolares, Democracia Participativa ou Participação Burocrática? defendida por mim no Centro de Posgrado en Investigación da Facultad de Filosofía y Ciencias Humana de la  Universidad Católica“Nuestra Señora de La Asunción”, orientada pelo Dr. e Sociólogo belga Dominique Demellene e aprovada em  12 de julho de 2010  pelo Tribunal Examinador composto pelo Dr.e Sociólogo Guillermo Monroy, Dr e Filósofo Fernando Tellechea, Dr. Orlando Pérez e a Mestre Miriam Julia Gómez.
Este trabalho teve objetivo geral explicar se as relações de institucionalização, implementação, estruturação e funcionamento dos Conselhos Escolares representaram uma contribuição à democracia participativa ou uma participação burocrática. Para desenvolvê-lo requereu uma observação aguda aos estudos recentes sobre os Conselhos Escolares. Optou-se pela Teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado como aprofundamento do marxismo na superestrutura. A hipótese foi que a instucionalização, implementação, estruturação e funcionamento dos Conselhos Escolares concorreram à participação burocrática das categorias por terem sido institucionalizados pelo Estado, por sua implementação ser efetivada por rituais ideológicos estabelecidos pelas classes dirigentes na educação e por seu funcionamento ter cumprido os limites estabelecidos pela ideologia do direito. Por isso, tornaram-se específicos e novos Aparelhos Ideológicos que contribuem com o controle das relações escolares e com a manutenção, conformação e reprodução da sociedade capitalista. A metodologia de pesquisa foi de desenho qualitativo- quantitativo, de predominância qualitativa. Trata-se de um método de estudo de caso histórico-organizacional por atender dois casos de Conselhos Escolares. As unidades de análises foram os Conselhos Escolares, os conselheiros escolares e os documentos legais. Os procedimentos foram bibliográficos, documentais, entrevistas semi- estruturadas, estatística descritiva e análise crítica do discurso. A conclusão foi que se cumpriram os objetivos estabelecidos, confirmou-se a hipótese da pesquisa e reafirmou a teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado e o Marxismo como paradigmas que têm alcance e responde as especificidades das relações de gestão educativas e sociais na América Latina.  
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Sociólogo(UFPA),Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas(NAEA-UFPA),Mestre em Educação, com ênfase em Investigação Educativa pela Universidad Católica Nostra Señora de la Asunción- PY e Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autonôma de Assunção (UAA).